INCT cadastro | login | dúvidas 
Biogeografia da Flora e Fungos do Brasil  
 Busca por nome científico:  

  Pycnoporus sanguineus (L.) Murrill

Situação: modelo aprovado 1° procedimento de modelagem (21-05-2013) n° de pontos: 47 

Algoritmo: Consenso Maxent, GARP BS, ENFA, Mahalanobis, SVM

Observações sobre o modelo
Modelo de consenso construído com base em cinco algoritmos diferentes. O resultado exibe apenas áreas onde há concordância entre a maioria dos algoritmos: em vermelho todos os algoritmos concordam, em laranja quatro e em amarelo três. Há potencial de uso em tomada de decisão. Atenção: o modelo não é da distribuição real e sim da distribuição potencial, ou seja, indica áreas supostamente adequadas ambientalmente para a espécie de acordo com os parâmetros da modelagem.

Comentários adicionais: Pycnoporus sanguineus é uma espécie amplamente distribuída em regiões tropicais e subtropicais do mundo todo (http://data.gbif.org/species/5246472), ocupando troncos em decomposição em áreas abertas com bastante incidência de luz solar. É facilmente reconhecida em campo e o número de registros de ocorrências disponíveis na rede speciesLink (N=594 em 21/05/2013) indica que ela foi amplamente coletada no Brasil. Contudo, cerca de 75% dos registros (N=444) não possuem informações primárias sobre coordenadas geográficas. Dos registros que possuem alguma informação sobre latitude e longitude (N=150), apenas 47 foram selecionados para a modelagem, ou seja, cerca de 7,9% do total. Ainda que esse número de pontos seja suficiente para permitir a inclusão de todos os algoritmos disponíveis no Biogeo, o modelo de distribuição potencial dessa espécie pode ser considerado preliminar porque existem ainda grandes lacunas de registros com coordenadas geográficas disponíveis, consequentemente influenciando a qualidade final do modelo de consenso. É muito improvável que Pycnoporus sanguineus não ocorra na maior parte do Brasil. Dos pontos utilizados neste procedimento de modelagem, embora existam alguns pontos na região Sul, Norte e Centro-Oeste, há uma concentração acentuada de pontos na região Nordeste, relacionada com a boa prática de pesquisadores dos centros de pesquisa em Micologia na UFPE, UEFS e UFPB que vêm incorporando nos últimos anos dados georreferenciados às suas coleções (URM, HUEFS e JPB, respectivamente). Dados futuros permitirão reavaliar estes resultados. Recomenda-se que os pesquisadores e alunos tenham a preocupação de obter informações geográficas em campo utilizando aparelhos de GPS, incorporando os dados nos herbários que fazem parte da rede speciesLink.

Histórico de modelos
v1  
21-05-2013
47 pontos
Situação atual dos dados

Total de registros de ocorrência disponíveis: 594 [ pixels únicos selecionados: 47 ] última atualização: 21-05-2013 09:27AM

Nomes aguardando revisão: 0

Supervisores atualmente cadastrados
  • Danilo Chagas dos Santos  (desde 09-2019)
  • Ricardo Braga-Neto  (desde 03-2013)

download: mapa / pontos / modelo
5 algoritmos
4 algoritmos
3 algoritmos
menos de 3
Como citar: Braga-neto, R. 2013 Pycnoporus sanguineus (v1) in Biogeografia da Flora e dos Fungos do Brasil. INCT Herbário Virtual (http://biogeo.inct.florabrasil.net/proc/4582).
Mapeamento de ocorrência real e potencial