INCT cadastro | login | dúvidas 
Biogeografia da Flora e Fungos do Brasil  
 Busca por nome científico:  

  Schizophyllum commune Fr.

Situação: modelo aprovado 1° procedimento de modelagem (08-05-2013) n° de pontos: 27 

Algoritmo: Consenso Maxent, GARP BS, ENFA, Mahalanobis, SVM

Observações sobre o modelo
Modelo de consenso construído com base em cinco algoritmos diferentes. O resultado exibe apenas áreas onde há concordância entre a maioria dos algoritmos: em vermelho todos os algoritmos concordam, em laranja quatro e em amarelo três. Há potencial de uso em tomada de decisão. Atenção: o modelo não é da distribuição real e sim da distribuição potencial, ou seja, indica áreas supostamente adequadas ambientalmente para a espécie de acordo com os parâmetros da modelagem.

Comentários adicionais: Schizophyllum commune é uma espécie amplamente distribuída no mundo, ocorrendo praticamente em todos os continentes com exceção da Antártida (http://data.gbif.org/species/5241128/). Essa espécie é facilmente reconhecida em campo e o número de registros de ocorrências disponíveis na rede speciesLink (407 em 08/05/2013) indica que ela foi amplamente coletada no Brasil, mas a maior parte desses registros (cerca de 84%) não possui informações primárias sobre coordenadas geográficas. Dos registros que possuem alguma informação sobre latitude e longitude (65), apenas 27 foram selecionados para a modelagem, ou seja, cerca de 6,6% do total. Ainda que esse número de pontos seja suficiente para permitir a inclusão de todos algoritmos disponíveis no Biogeo, o modelo de distribuição potencial dessa espécie pode ser considerado preliminar porque existem ainda grandes lacunas de registros com coordenadas geográficas disponíveis, consequentemente influenciando a qualidade final do modelo de consenso. Dos pontos utilizados neste procedimento de modelagem, embora existam alguns registros isolados na Amazônia e no sul do Brasil, há uma concentração acentuada de pontos na região nordeste, relacionada com a existência de centros de pesquisa em Micologia na UFPE, UEFS e UFPB, que vêm incorporando nos últimos anos dados georreferenciados às suas coleções, URM, HUEFS e JPB, respectivamente. Dessa forma, é muito improvável que S. commune não ocorra na maior parte do sudeste e centro-oeste do Brasil, nem no oeste da Amazônia. Dados futuros permitirão reavaliar estes resultados. Neste sentido, é imprescindível que os pesquisadores e alunos tenham a preocupação de obter essas informações básicas em campo utilizando aparelhos de GPS, incorporando os dados nos herbários que fazem parte da rede speciesLink.

Histórico de modelos
v1  
08-05-2013
27 pontos
Situação atual dos dados

Total de registros de ocorrência disponíveis: 410 [ pixels únicos selecionados: 27 ] última atualização: 08-05-2013 05:14PM

Nomes aguardando revisão: 0

Supervisores atualmente cadastrados
  • Ricardo Braga-Neto  (desde 03-2013)

download: mapa / pontos / modelo
5 algoritmos
4 algoritmos
3 algoritmos
menos de 3
Como citar: Braga-neto, R. 2013 Schizophyllum commune (v1) in Biogeografia da Flora e dos Fungos do Brasil. INCT Herbário Virtual (http://biogeo.inct.florabrasil.net/proc/4585).
Mapeamento de ocorrência real e potencial